O QUE É EL SISTEMA?
O Sistema Nacional de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela é uma obra social e cultural do Estado venezuelano. Também conhecido como El Sistema , foi idealizado e fundado em 1975 pelo professor e músico venezuelano José Antonio Abreu para sistematizar a instrução e prática coletiva e individual da música por meio de orquestras sinfônicas e corais, como instrumentos de organização e desenvolvimento social.
MISSÃO
O Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela constitui uma obra social do Estado venezuelano dedicada ao resgate pedagógico, ocupacional e ético de crianças e jovens, através da instrução e prática coletiva da música, dedicada à formação, prevenção e recuperação dos grupos mais vulneráveis do país, tanto pelas suas características etárias como pela sua situação socioeconómica.
VISÃO
O Sistema Nacional de Orquestras e Corais Juvenis e Infantis da Venezuela é uma instituição aberta a toda a sociedade, com elevado conceito de excelência musical, que contribui para o desenvolvimento integral do ser humano. Está ligado à comunidade através do intercâmbio, da cooperação e do cultivo de valores transcendentais que afetam a transformação da criança, do jovem e do ambiente familiar. Existe um recurso humano orientado para a concretização de um objetivo comum, com mística e alegria, formando equipas multidisciplinares altamente motivadas e identificadas com a Instituição.
O movimento orquestral é reconhecido como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal intelectual, espiritual, social e profissional, resgatando a criança e o jovem de uma juventude vazia, desorientada e desviada.
FILOSOFIA
A Fundação Musical Simón Bolívar (FundaMusical Bolívar) hoje dá frutos de esperança ao ser uma pedreira para milhares de meninos, meninas, adolescentes e jovens venezuelanos que realizam seus sonhos de realização pessoal e profissional através da música. Músicos que todos os dias oferecem ao seu país novas possibilidades de melhoria e vitalidade. Simbolizam o esforço para perdurar no tempo e se estender a outras esferas da atividade cultural, o que é reconhecido como o milagre musical venezuelano.
Mais do que produto da genialidade e do virtuosismo dos seus criadores, a música é o reflexo da alma das pessoas e, neste caso, é o resultado de um programa educativo que em 40 anos ultrapassou fronteiras e superou expectativas.
No passado, a missão da arte era uma questão de minorias para minorias, depois foi de minorias para maiorias; Ora, é da maioria para a maioria, e constitui um elemento relevante para a formação do indivíduo que lhe permite inserir-se na sociedade de forma produtiva.




%2023_06_2011-Foto%20Anaceli%20Nuffer_JPG.jpg)
%2023_06_2011-Foto%20Anaceli%20Nuffer_JPG.jpg)
%2023_06_2011-Foto%20Anaceli%20Nuffer_JPG.jpg)
%2023_06_2011-Foto%20Anaceli%20Nuffer_JPG.jpg)
%20Trianon%2010%20agosto2013-Foto%20Anaceli%20Nuffer_JPG.jpg)